Escolher credito pessoal? 3 erros que não pode cometer.
Escolher credito pessoal? 3 erros que não pode cometer.
A escolha de um crédito pessoal constitui um processo que deverá sempre ser muito bem ponderado.
Ainda que, em muitos casos, um crédito pessoal possa revelar-se uma grande ajuda financeira, e até mesmo a única forma de atingir certas metas pessoais ou profissionais, a realidade é que um simples passo em falso pode ser o suficiente para empurrá-lo para uma situação complicada de endividamento da qual dificilmente se conseguirá livrar.
Para evitar situações desastrosas para a sua estabilidade financeira, é importante que evite cometer os seguintes erros.
Escolher credito pessoal – Deixar-se levar por impulsos
Este é um dos erros mais comuns cometidos por quem recorre a créditos pessoais.
Em casos de dificuldade ou ambição financeiras as pessoas tentem a agir por impulso e optar pelo caminho mais fácil e rápido que conseguirem encontrar para o alcance das suas metas, sem sequer se darem ao trabalho de pensar muito bem em todas as possíveis consequências.
Aprender a controlar as suas emoções poderá ajudá-lo a evitar sucumbir a tentações motivadas por cenários de instabilidade emocional.
Sempre que se sentir tentado a recorrer a um crédito, respire fundo e dê uns bons dias a si mesmo para ponderar bem a viabilidade dessa opção.
Escolher credito pessoal – Concordar com termos e condições que não entende a 100%
A linguagem financeira contida num contrato de crédito nem sempre se revela suficientemente intuitiva para todos aqueles que a lêem.
Determinados termos técnicos podem revelar-se de difícil compreensão para os mais leigos, o que frequentemente os leva a concordarem com condições que poderão não lhes ser muito favoráveis.
Se a linguagem contida num contrato não for suficientemente clara para si, é importante que procure esclarecer muito bem todas as suas dúvidas antes de proceder à assinatura de qualquer documento.
Escolher credito pessoal – Mentir sobre dados relevantes
Nem sempre o cliente preenche todos os requisitos necessários para a contratação de um crédito, o que poderá originar a tentação de mentir em relação a alguns factos como forma de conseguir o empréstimo pretendido.
Se alguma vez se encontrar numa situação em que pondere sequer providenciar informações falaciosas, é importante estar consciente de que o mais certo é acabar por vir a enfrentar consequências legais bastante sérias.
Veja também como juntar todos os créditos num só.