microcredito
microcredito
credito online

Microcrédito

51 Partilhas

Microcrédito é o termo que se deu para designar um conjunto de empréstimos de pequeno valor.

Este tipo de empréstimos também se destina a micro empreendedores informais. 

Esta modalidade de crédito surgiu pela primeira vez no mundo em 1976, pelo professor universitário Muhammad Yunus que fez a primeira experiência bem-sucedida num país pobre e que muito ganhou com esta iniciativa: o Bangladesh.

A partir daí o conceito estendeu-se um pouco por todo o mundo.

Em Portugal, o microcrédito só viu a luz do dia em 1998 constituindo-se como um apoio na criação do próprio negócio. 

E de que valores falamos quando estamos perante um microcrédito? 

Um microcrédito é um empréstimo que se pode situar entre os 500 e os 2.500 euros, habitualmente, sendo que nalguns casos pode ser superior como vamos explicar mais abaixo.

Por norma tem prazos mais curtos.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos, que não tenha um emprego estável ou esteja mesmo numa situação de desemprego, que não tenha cadastro bancário, que tenha uma ideia de negócio ou a criação do seu próprio negócio, que não consiga obter crédito de outra forma dada a impossibilidade de apresentar garantias estáveis pode pedir um microcrédito.

O valor pedido pode, portanto, ser para comprar ou pagar o que a pessoa entender.

Pode ser para alavancar um pequeno negócio, para comprar um eletrodoméstico ou para qualquer outro fim que a pessoa entenda. 

Nem todos os bancos concedem este tipo de crédito.

No entanto, há alguns que o fazem e que lhe vamos dar desde já a conhecer.

Microcrédito Caixa Geral de Depósitos

A Caixa Geral de Depósitos criou o que designou de Caixa Jovem Empreendedor, para todos os jovens que ambicionam criar o seu próprio negócio.

O dinheiro pedido pode servir para a compra de equipamentos e/ ou outras componentes de investimento. 

Destina-se a jovens até aos 40 anos e pode ser pedido um valor que pode ir até aos 50.000 euros, com o limite de 80% do valor do investimento total. 

Como o valor do empréstimo pedido pode ser ainda avultado o prazo pode estender-se até aos 72 meses (6 anos), no caso de criação de empresas e até 60 meses (5 anos) no caso de se tratar da modernização e expansão de empresas existentes. 

Microcrédito Novo Banco

O Novo Banco ambiciona, através do microcrédito, combater a exclusão social e estimular o espírito empreendedor, a criação de autoemprego em estreita colaboração com as entidades que, no terreno, promovem o empreendedorismo, a formação específica e a reorientação profissional, o acesso aos mercados e o apoio social. 

Os montantes podem variar entre 250 euros e 12.500 euros, sendo a taxa de juro equivalente à Euribor 3m + 6%.

O prazo pode estender-se dos 3 meses até aos 48 tendo um período de carência de 6 meses. 

Todos os desempregados, empregados por conta de outrem que pretendam iniciar um negócio próprio, microempresários, artesãos e novos residentes podem recorrer a esta modalidade de crédito.

Se tem uma forte vontade de melhorar a sua vida e um saber fazer específico, se tem uma ideia com viabilidade económica, se tem um projeto que satisfaça necessidades locais e que não tem acesso às tradicionais formas de crédito, o microcrédito é para si. 

51 Partilhas